EM Profª Geni Leite da Silva

HISTÓRICO DA PATRONA: PROFESSORA GENI LEITE DA SILVA

Nasceu em Pontal, estado de São Paulo, a 2 de fevereiro de 1917 e faleceu a 29 de maio de 1953. Cursou o primário no 1º Grupo Escolar de Birigüi (EM Roberto Clark) e o curso secundário no Ginásio Noroeste, diplomando-se professora em 1940 pela Escola Normal Livre de Sorocaba.

Exerceu o cargo de substituta efetiva do 2º Grupo Escolar de Birigüi, e em 1946 ingressou na carreira do magistério primário como adjunta do Grupo Escolar de Nova Olímpia; removeu-se depois para o Grupo Escolar do Baguaçu – Grupo Escolar de Coroados e finalmente para o 2º Grupo Escolar de Birigüi, onde permaneceu até o seu falecimento.

Geni Leite da Silva é a patrona do 2º Grupo Escolar de Birigüi, que passou a denominar-se Grupo Escolar “Professora Geni Leite da Silva” mediante o projeto de Lei n. 1.425 de autoria do deputado Hilário Torboni. “Criatura excepcional e inesquecível, foi uma educadora incansável que fazia da escola sua razão de viver. Geni adorava ensinar, criou processos e métodos de alfabetização próprios, tendo escrito uma cartilha. Era a mestra entusiasta que generosamente doava pedaços de seu coração com as lições que ministrava. Os alunos a estimavam, os colegas a imitavam e pediam-lhe conselhos e orientações, que eram dados modesta e espontaneamente, sem a vaidade peculiar que geralmente acompanha os bens dotados de inteligência”. (Lisbôa)

“Geni Leite da Silva, durante sua vida, foi uma professora modelo, por todos os títulos, nobre, inteligente e afeiçoada à causa do magistério, representava o paradigma do mestre idealista, capaz de todos os sacrifícios em prol da educação e das crianças, primava pela eficiência, pela assiduidade, e pelo alto senso de responsabilidade que era uma de suas principais características. Pelo seu efeito moral, pelos seus atos, pelo carinho que tratava as crianças, pela diligência em sua profissão, tornou-se alvo da admiração e amizade de seus chefes, colegas, crianças e povo em geral”. (Idem).

“Dar seu nome ao estabelecimento em que trabalhou por muito tempo e para o qual deu o melhor de sua vida, é mais que uma simples homenagem, é render justiça aos méritos de uma educadora, cujo exemplo deve ser perpetuado como estímulo perene à nossa juventude”. (Idem).

HISTÓRICO DA ESCOLA EM “PROFESSORA GENI LEITE DA SILVA”

A escola foi criada pelo Decreto 30, publicado a 31/12/1941, recebendo o nome de 2º Grupo Escolar de Birigüi, mediante a anexação da Escola Mista Urbana do Patrimônio Silvares, regida pela profª. Maria Aparecida Haddad, e a criação de mais três classes. O funcionamento da escola ocorreu em 18 de fevereiro de 1942 em prédio situado na Rua Roberto Clark em frente à primitiva estação ferroviária. O prédio era adaptado e de propriedade particular, cujo aluguel era pago pelo município. Foram seus primeiros professores: Joaquim Guedes Ribeiro, Mercedes Azi, Dalva Faleiros e Maria Aparecida Haddad, esta última acumulando as funções de Diretora interina. Seu primeiro diretor efetivo foi o profº. Vicente Minicucci, nomeado pelo decreto de 28, publicado a 30 de abril de 1942, cargo que exerceu até 14 de fevereiro de 1949. O seu segundo diretor efetivo foi o profº Sebastião Sousa Bueno, iniciando seu exercício a 15 de fevereiro de 1949.

A partir de 1º de agosto de 1959 passou a funcionar em novo prédio próprio, localizado à Rua Maria Dolores Nunes, no Patrimônio do Silvares, o qual se encontra em funcionamento até hoje. Dista o prédio atual do centro urbano cerca de 1.500 metros.

A construção desse prédio próprio foi uma conquista do senhor Domingos Lot Neto (Netinho) desde os tempos em que era prefeito de Birigüi, já sonhava com a construção do prédio. Este quando eleito deputado não esqueceu seu sonho e tornou-o uma realidade; “desta forma Birigüi pôde então, contar com mais um magnífico prédio escolar para orgulho de todos nós birigüiense”. Seu prédio possui características arquitetônicas da década de 50, estilo neoclássico, que vêm sendo preservadas ao longo dos anos, tornando-se assim um cartão de visitas do bairro.

Mais tarde o Grupo Escolar “Profª. Geni Leite da Silva” teve outras denominações sendo que em 30/01/1970, pelo decreto 52375, passou a se chamar Grupo Escolar e Ginásio “Profª. Geni Leite da Silva”; em 24/01/1976 pela Resolução SE 2123, EEPG “Profª. Geni Leite da Silva”; em 21/03/1998 pelo parecer CEE (Conselho Estadual de Educação) 67/98 designou-se EE “Profª. Geni Leite da Silva”, e em virtude da municipalização do ensino, autorizada pela Lei Municipal 3658 de 28 de maio de 1999, que objetiva através de convênio a implantação do “Programa de Ação de Parceria

  Unidades Escolares
  Transporte Escolar
  Alimentação Escolar
  Galeria de Fotos
Secretaria da Educação
Fone: (18) 36436025
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi